Educar Cidadãos

A escola não tem apenas a função de transmissora de conhecimentos, mas, sobretuto, a função de educar cidadãos. Cabe, portanto, a questão: O que é educar cidadãos?

Educar cidadãos é, além, de ensinar o conhecimento acumulado pela Humanidade ao longo da história, possibilitar ao educando que, dominando o conhecimento possa adquirir competências para conviver em sociedade, dentro de uma perspectiva ética e solidária com disponibilidade para o enfrentamento dos problemas, propondo soluções e tomando decisões.

Podemos pensar, então, quais seriam as reais necessidades dos educandos jovens e adolescentes que hoje, constituem nossa clientela para que possam ser, de fato, cidadãos. É claro que essas necessidades não são idênticas às das gerações passadas, pois, hoje vivemos a era do conhecimento e da globalização exigindo cidadãos habilidosos para aprender a ser, aprender a conviver e aprender a aprender.

Para isto, é preciso sermos professores educadores que consiste gerir a sala de aula de forma autônoma e integrado às outras disciplinas curriculares, possibilitando ao educando situações de aprendizagem que instiguem-o ao enfrentamento de problemas, através da investigação-ação, conduza-os a tomada de decisões coletivas pautados na ética, aprendendo, portanto, a conviver e a ser solidário e ético.

Portanto, cabe à equipe escolar (gestores e professores) construir um projeto pedagógico reflexivo e que consolide as ideias apresentadas levando em consideração a realidade que a escola está inserida, bem como, os desejos do seu alunado.