Como as concepções de educação e currículo definem a práxis avaliativa

São as concepções de educação e de currículo que orientam a prática pedagógica e que definem os modelos de avaliação adotados. Com a introdução da Educação à Distância, na última década, pode-se dizer que se está num processo de construção de um novo paradigma educacional focado na aprendizagem do indivíduo e baseado numa prática onde aprender é construir seu próprio conhecimento a partir de uma realidade concreta e apoiada na mediação do professor. Pressupõe-se, então, uma avaliação que seja marcada pela lógica da inclusão, do diálogo, da construção da autonomia, da mediação, da participação e, da responsabilidade com o coletivo, alinhando-se com a proposta da democratização do ensino e da educação inclusiva. Fica claro, pois, que esta surgindo uma nova concepção de educação pautada nos fundamentos da EaD, isto é, desenvolvimento de competências e habilidades, respeito ao ritmo individual de aprendizagem, formação de comunidades de aprendizagem, autonomia e interação.


Nesta nova concepção de educação, é preciso planejar e avaliar todos os aspectos pedagógicos, de recursos humanos e de infra-estrutura expressando os objetivos instrucionais, a definição dos recursos tecnológicos, os processos de produção do material didático, a definição de sistemas de comunicação e a elaboração de estratégias de avaliação que devem estar contemplados no projeto político pedagógico da instituição.


Portanto, a análise desse novo paradigma educacional que se impõe com a introdução da EaD, aponta para a construção de um novo modelo teórico-epistemológico que orienta as práticas pedagógicas e define uma nova teoria de avaliação sistemática, abrangente e contínua onde o interesse, a cooperação e a participação do discente são aspectos relevantes. Os instrumentos de avaliação em EaD devem buscar uma avaliação formativa que privilegie uma aprendizagem autônoma, critica e emancipatória sendo o aluno responsável pelo seu desenvolvimento pessoal.

Referências Bibliográficas

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SANTOS, João Francisco S. Avaliação no Ensino a Distância. Disponível em . Acesso em 31 ago. 2010

MEC - Secretaria de Educação a Distância, Referenciais de qualidade para educação superior a distância. Brasília: 2007.

BARONI, Larissa L. Conheça os padrões mínimos de qualidade dos cursos EAD. 2010.