Fundamentos de EaD

São diversas as causas da exclusão social no Brasil, porém, é fato que uma dessas causas é a impossibilidade de formação profissional adequada dos jovens brasileiros. É inquestionável que a educação precisa ser inclusiva, contínua e, principalmente, de qualidade. Daí, a Educação a Distância ser um excelente meio para qualificar profissionais em diferentes regiões do Brasil, diminuindo as distâncias geográficas. Porém, para que esta transformação social aconteça, é preciso que haja, ainda, muitos investimentos em infra-estrutura, metodologias e inovações tecnológicas capazes de dirimir o custo, ainda, alto e facilitar o acesso a esta tecnologia, pois ainda é grande o número de analfabetos digitais no Brasil. É muito pequena, considerando o tamanho da população brasileira, a parcela de brasileiros que têm acesso aos computadores e a internet. A tecnologia necessária para viabilizar a Educação a Distância ainda é muito caro para milhares ou milhões de brasileiros.

É neste contexto que se destaca a importância dos Fundamentos da EAD buscando subsidiar a nossa prática de projetos de cursos a distância de qualidade produzindo um aprendizado significativo, contextualizado, colaborativo, interativo e interdisciplinar, onde o aluno é o protagonista da sua aprendizagem, o centro da ação educativa, pois a sociedade contemporânea requer indivíduos com habilidades para o trabalho em equipe, com capacidade de aprender por si só e de adaptar-se a novas situações de maneira criativa, sendo um ser sociável.


Portanto, é através do estudo dos Fundamentos da EAD que poderemos conceber metodologias, estratégias e materiais de ensino que propicie condições ao aluno de auto-aprendizagem para torná-lo o profissional do futuro, polivalente, empreendedor, criativo, crítico e dinâmico, colaborativo a partir do diálogo. Assim, nesta concepção, ao elaborarmos os projetos de EAD, é importante conhecer e sabermos utilizar os Fundamentos da EAD para construirmos um modelo de educação baseado na reciprocidade permanente, compromisso implícito, iniciativa, informalidade, colaboração entre os participantes e a intervenção pontual do professor. Em outras palavras, são através dos Fundamentos da EAD que poderemos construir modelos, de Educação à distância, capazes de ensinar numa abordagem dialética, dialógica e colaborativa, mediatizada pela tecnologia, premissas básicas para a constituição de uma Comunidade Virtual de Aprendizagem (Carvalho 2009).

Referências Bibliográficas
 
CARVALHO, J. de S. Indicadores de formação de Comunidades Virtuais. São Paulo, 2009. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/viewFile/1140/1043> Acesso em 16 Ago 2010.