O uso da Web 2.0 na educação

Em alguns anos, a escola como é hoje não existirá mais. A educação será baseada num novo modelo educacional auxiliado pelo uso da internet, videoconferências por satélite, televisão digital.

A educação a distância é uma modalidade de ensino capaz de mostrar que é possível usar a tecnologia a favor de uma sociedade que vive uma era pós-moderna onde as mudanças no modo de viver e trabalhar acontece numa extraordinária velocidade.

A web 2.0 é considerada, por muitos especialistas, uma revolução na rede mundial de computadores integrando vários recursos e ferramentas que facilitam tanto a educação a distância como também a educação presencial. A evolução é tão grande que permite a criação de aplicativos que rodam sem a necessidade de nenhuma instalação. A Web 2.0 pode ser considerada um sistema operacional como o antigo DOS ou o atual Windows. Com o desenvolvimento da Web 2.0 o único software que precisa estar instalado no computador é um browser.Já se fala em Web 3.0, que integra recursos de inteligência artificial, tornando as ferramentas ainda mais inteligentes o que proporcionará uma facilidade muito maior na organização e busca de informações.

Com o advento da Web 2.0 os usuários podem usar todo o potencial colaborativo da internet como apoio aos seus trabalhos profissionais, acadêmicos ou pessoais. Historicamente passamos de grandes computadores nas empresas, os antigos mainframes, para um computador para cada usuário e já chegamos à era dos tablets “que é um dispositivo pessoal em formato de prancheta que pode ser usado para acesso à Internet, organização pessoal, visualização de fotos, vídeos, leitura de livros, jornais e revistas e para entretenimento com jogos 3D”.As tecnologias da web estão dando uma “cara nova” a educação, inovando e produzindo oportunidades de ensino e aprendizagem mais personalizadas, interacionistas e flexíveis. Os novos tempos revelam grandes mudanças no processo pedagógico. Não há mais a necessidade de salas de aulas com carteiras, quadro negro, giz, apagador e um professor na frente da sala “dando” aulas.

Hoje, o conhecimento cresce em progressão geométrica e quase tudo está disponível na internet. O que falta é investimentos das escolas e universidades na elaboração de projetos educacionais que utilizem tais recursos e que os educadores aprendam a usar as ferramentas da Web 2.0 como um meio de melhorar o processo educativo e facilitar o seu trabalho de orientador da aprendizagem.

O uso das ferramentas da web 2.0 poderá incutir nos alunos a cultura de divulgar e debater ideias, dando a possibilidade ao aluno de:

• Comunicar-se e argumentar usando uma linguagem adequada as diferentes áreas do conhecimento;

• Compreender conceitos e procedimentos;

• Desenvolver o raciocínio lógico;

• Desenvolver capacidades de investigação;

• Manter uma relação positiva com o aprendizado;

• Desenvolver atitudes adequadas ao trabalho em equipes;

• Ampliar sua capacidade de aprender e pesquisar de maneira autônoma.

O YouTube, por exemplo, tem vídeos fantásticos que podem ser utilizados com os alunos, mas poucos professores utilizam essa ferramenta para pesquisa e produção de seus alunos.

No Google é possível realizar diferentes atividades: integrar um chat, construir um blog, participar de um jogo, enviar mensagens instantâneas, editar e arquivar documentos (textos, planilhas de cálculo, apresentações etc), navegar via satélite pelo mundo, traduzir textos e páginas da web, pesquisar em mapas do mundo inteiro, armazenar e editar fotos, enfim as oportunidades são inúmeras.

Daqui a alguns poucos anos, a educação será totalmente diferente do que conhecemos hoje. O desenvolvimento da Web 2.0 aponta para essa revolução educacional e, nesse sentido, professor e aluno precisam tornar-se proficientes no uso dessas ferramentas e adentrar de uma vez por todas nesse novo mundo tecnológico.

São muitas as ferramentas que estão disponíveis tanto para o aluno quanto para o professor e que facilitam sobremaneira o trabalho dos educadores antenados com esse novo tempo de tecnologias de informação e comunicação. Dentre elas podemos citar, algumas:

• Redes sociais são compostas por pessoas ou organizações que partilham informações, conhecimentos, interesse e esforços em busca de objetivos comuns, como, por exemplo, redes de relacionamentos (facebook, Orkut, myspace , twitter) e redes profissionais (LinkedIn).

Podcast é o nome dado a um arquivo de áudio, geralmente em formato MP3 publicado na internet e atualizado via RSS. O podcast é um recurso tecnológico que permite a transmissão e distribuição de notícias, áudios, vídeos e informações na internet, contribuindo para a disseminação da informação de maneira rápida, fácil e gratuita.

Flickr é um site de hospedagem e partilhamento de fotografias e, eventualmente, desenhos e ilustrações. O Flickr permite a seus usuários criarem álbuns para armazenamento de suas fotografias. Permite uma grande interatividade aos seus usuários e pode ser considerado um flog.

Blog é um site que permite a atualização rápida a partir de acréscimos de artigos ou posts, combinando textos, imagens e links para outras páginas da Web, mídias relacionadas ao tema ou até mesmo outros blogs. A forma de interação com o autor e outros leitores constitui um grande aliado do professor, pois o aluno pode expressar sua opinião ou simplesmente discorrer sobre um assunto escolhido pelo professor ou pelos próprios alunos.

Flog é um registro de fotografias dispostas em ordem cronológica, de forma parecida com um blog, porém, o que predomina são fotos. O principal objetivo é compartilhar imagens de maneira interativa, pois, as pessoas que visitam o site podem fazer comentários ou criticas.

Wiki é uma ferramenta colaborativa que permite a edição coletiva de documentos para Web, sendo fácil criá-lo e alterá-lo, pois não é necessário conhecimentos específicos de web. O professor poderá utilizar esta ferramenta para elaboração de textos coletivos sobre um assunto debatido em sala de aula ou em fóruns de discussão.

• Fóruns de discussão é uma ferramenta destinada a promover debates através de mensagens publicadas abordando uma mesma questão. O professor poderá utilizá-lo para promover a discussão de um tema ou de assunto possibilitando ao aluno o desenvolvimento da capacidade de argumentação, apropriação de conceitos e procedimentos, desenvolvimento de raciocínio lógico e capacidades de investigação.

Enfatizamos a necessidade de um olhar diferenciado para o novo paradigma educacional que a Web 2.0 propõe aos educadores do século XXI. Com todo o ferramental que nos é propiciado temos condições de criar materiais de ensino e aprendizagem inovadores e capazes de facilitar a aprendizagem dos cidadãos planetários. É preciso, porém, vencermos as barreiras e educar os nossos alunos nessas tecnologias e tirar proveito de um ambiente colaborativo e interacionista. Temos as ferramentas, falta-nos utilizá-las.


Referências Bibliográficas



PAULA, Deiri A.; PAIVA, Edimar E. Ferramentas da Web 2.0 na educação a distância. Disponível em <http://www.fsd.edu.br/revistaeletronica/artigos/artigo16.pdf> . Acesso em: 10 Mai 2011.
WIKIPÉDIA. Desenvolvido pela Wikimedia Foundation. Apresenta conteúdo enciclopédico. Disponível em: <http://www.pt.wikipedia.org/Wiki/Tablets_PC> <http://www.pt.wikipedia.org/Wiki/Redes_sociais> <http://www.pt.wikipedia.org/Wiki/Podcast> > <http://www.pt.wikipedia.org/Wiki/Blog> <http://www.pt.wikipedia.org/Wiki/Flog> <http://www.pt.wikipedia.org/Wiki/F%3C%B3rum_de_discuss%C3%A3o>. Acesso em: 10 Mai 2011.